Basquete

Pau Gasol, herói espanhol no título do Europeu, sofre acusação de doping

Colunista de jornal francês afirma que pivô participou de esquema entre 1998 e 2001
24/09/2015 07:23 - Atualizado em 24/09/2015 07:23
Por ahe!
RIO

Pau Gasol teve médias de 23 pontos e 7,3 rebotes por jogo no Campeonato Europeu - DivulgaçãoO herói do título da Espanha no Campeonato Europeu, o pivô Pau Gasol sofreu uma séria acusação. Segundo afirmou o colunista Clément Guillou, do jornal francês “Le Monde”, o astro do Chicago Bulls fez parte de um esquema de doping quando jogava pelo Barcelona, equipe que defendeu entre 1998 e 2001.

Com o texto “Os Segredos da Juventude de Pau Gasol”, o colunista alega que o espanhol só consegue manter um bom condicionamento físico, aos 35 anos, por conta do uso de substâncias proibidas. O esquema teria sido liderado pelo médico Nicolás Terrados, famoso por ter participado do escândalo de doping no Tour de France de 1998, protagonizado pelo time de ciclismo ONCE.

Veja mais: Jogador três vezes MVP da NBA morre de ataque cardíaco aos 60 anos

Miguel Cardenal, presidente do Conselho Superior do Esporte da Espanha, mostrou indignação pelas acusações e criticou a falta de provas do jornalista francês.

- Estou absolutamente seguro da honestidade de Pau Gasol. Lançar uma especulação como essa não tem o menor sentido. Uma informação dessa natureza é algo detestável. Para publicar algo assim, é preciso ter provas. Não passa de tentativa de manchar a reputação de uma pessoa. Temos dados suficientes para explicar o talento de Pau, que sempre se cuidou durante a carreira e é um atleta de alto rendimento - afirmou Cardenal.

Clément Guillou também acusa a Fiba (Federação Internacional de Basquete) de não cuidar das amostras colhidas para o exame antidoping durante o EuroBasket, onde Pau Gasol foi eleito o melhor jogador da competição continental.

Veja mais: Ex-fenômeno da NBA chega para treinar em nova equipe e acaba barrado


compartilhar no