Badminton

Campeonato Mundial termina com domínio da China e resultado inédito para o Brasil

Asiáticos faturaram três ouros, duas pratas e um bronze; Daniel Paiola obtém vitória na chave principal
18/08/2015 15:53 - Atualizado em 18/08/2015 15:53
Por ahe!
RIO

O Mundial de Badminton, em Jacarta, na Indonésia, terminou no último domingo com domínio da China e um resultado inédito para o esporte no Brasil. Os chineses deixaram o evento com três medalhas de ouro, duas pratas e um bronze. Pelo lado brasileiro, Daniel Paiola obteve a primeira vitória para o país na chave principal do Mundial. Em 1999, o país havia conquistado dois triunfos no qualificatório. A competição deste ano contou pontos para o ranking mundial, critério utilizado para definir os representantes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

As vitórias da China vieram na simples masculina, em que Chen Long derrotou o malaio Lee Chong Wei, nas duplas femininas, Tian Qing e Zhao Yunlei derrotaram as dinamarquesas Christinna Pedersen e Kamilla Rytter Juhl, e nas duplas mistas, em que Zhang Nan e Zhao Yunlei superaram os compatriotas Liu Cheng e Bao Yixin. Os chineses ainda levaram outra prata, na dupla masculina, com Liu Xiaolong e Qiu Zihan, e o bronze na dupla mista, com Xu Chen e Ma Jin.

Pelo Brasil, Daniel Paiola obteve o feito histórico para o país ao derrotar na primeira rodada o austríaco David Obernosterer, para quem havia perdido no Mundial do ano passado. Na segunda rodada, o brasileiro acabou superado pelo chinês Lin Dan, bicampeão olímpico e pentacampeão mundial.

- Foi o melhor Mundial de todos, o quarto que participei. Foi inesquecível pelo fato de ter sido a primeira vez no Mundial que consegui uma vitória e ficar entre os 32 melhores atletas. E ter a honra de jogar contra o Lin Dan, uma lenda do esporte. Fiz um jogo bonito e bem jogado contra ele - disse Paiola.

As outras duas medalhas de ouro do Mundial foram para a espanhola Carolina Marín, no individual feminino, e para a dupla masculina da Indonésia Mohammad Ahsan e Andra Setiawan.


compartilhar no