Basquete

Seleção masculina estreia contra o Uruguai no torneio Pré-Olímpico

Campeonato no México classifica dois países para os Jogos do Rio de Janeiro
30/03/2015 11:39 - Atualizado em 30/03/2015 11:42
Por ahe!
RIO

A Fiba Américas divulgou a tabela da primeira fase do Torneio Pré-Olímpico Masculino das Américas, em Monterrey, no México, entre os dias 25 de agosto e 6 de setembro. O Brasil, que está no grupo A, irá estrear contra o Uruguai, no dia 25. Na sequência da competição, a seleção pegará a República Dominicana (26/08), México (27/08) e Panamá (29/08). A chave B é formada por Argentina, Canadá, Cuba, Porto Rico e Venezuela.

O torneio no México classifica duas seleções para os Jogos de 2016 (terceiro, quarto e quinto colocados ainda tentam a sorte no Pré-Olímpico Mundial). Mesmo o Rio de Janeiro sediando a Olimpíada, o Brasil não tem vaga garantida. A Fiba (Federação Internacional de Basquete) decidiu vetar a classificação direta do país anfitrião. Cada modalidade adota o seu critério. Os Estados Unidos, como atuais campeões mundiais, não vão disputar a Copa América, pois já estão garantidos na Olimpíada.

De acordo com o regulamento, os países se enfrentam na primeira fase dentro dos seus grupos, classificando quatro de cada. Na segunda fase, as seleções, numa chave de oito, buscam quatro vagas às semifinais. Vale lembrar que os resultados da etapa anterior valem e os times que se cruzaram na primeira fase não duelarão novamente.

Os semifinalistas, no famoso cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º), duelam e os vencedores, além de brigarem pelo título da Copa América, se classificam aos Jogos Olímpicos. Na última edição do torneio continental, em 2013, o México foi o campeão.

Confira a tabela da primeira fase do Pré-Olímpico

1ª Rodada (25/08)
Brasil x Uruguai (A)
República Dominicana x México (A)
Cuba x Venezuela (B)
Argentina x Porto Rico (B)

2ª Rodada (26/08)
Panamá x Uruguai (A)
Brasil x República Dominicana (A)
Canadá x Argentina (B)
Porto Rico x Cuba (B)

3ª Rodada (27/08)
México x Brasil (A)
República Dominicana x Panamá (A)
Venezuela x Porto Rico (B)
Cuba x Canadá (B)

4ª Rodada (28/08)
Uruguai x República Dominicana (A)
Panamá x México (A)
Argentina x Cuba (B)
Canadá x Venezuela (B)

5ª Rodada (29/08)
México x Uruguai (A)
Brasil x Panamá (A)
Porto Rico x Canadá (B)
Venezuela x Argentina (B)


compartilhar no