Basquete

Seleção feminina conhece seu grupo na briga pela vaga nos Jogos Olímpicos

Mesmo tendo o Rio de Janeiro como sede, país anfitrião não tem classificação garantida
03/03/2015 18:02 - Atualizado em 03/03/2015 18:06
Por ahe!
RIO

A seleção brasileira feminina de basquete conheceu, nesta terça-feira, os seus adversários na primeira fase no Torneio Pré-Olímpico das Américas, em Edmonton, no Canadá, entre os dias 9 e 16 de agosto. A competição classifica o campeão para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. As equipes que ficarem do segundo ao quarto lugares terão de buscar a vaga no Pré-Olímpico Mundial.

Mesmo o Rio de Janeiro sediando a Olimpíada, o Brasil não tem vaga garantida. A Fiba (Federação Internacional de Basquete) decidiu vetar a classificação direta do país anfitrião. Cada modalidade adota o seu critério.

 

Veja mais: James Harden dá 'golpe baixo' em LeBron e acaba suspenso por um jogo

A seleção caiu no grupo B, ao lado da Argentina, Equador, Venezuela e Ilhas Virgens. Na chave A ficaram Canadá, República Dominicana, Cuba, Chile e Porto Rico. A estreia do Brasil será contra as argentinas, no dia 9 de agosto. Na sequência, o time pega o Equador (11/08), Ilhas Virgens (12/08) e Venezuela (13/08).

De acordo com o regulamento, as seleções se enfrentam dentro de cada grupo e somente as duas melhores de cada chave se classificam para as semifinais. O primeiro do grupo A enfrenta o segundo do B e vice-versa. Os vencedores disputam a final.

No Torneio Pré-Olímpico das Américas de 2011, em Neiva, na Colômbia, o Brasil conquistou a vaga para a Olimpíada de Londres (2012) ao vencer na final a Argentina por 74 a 33. Na última edição da Copa América - Pré-Mundial-2013, em Xalapa, no México, Cuba ficou com o título.


compartilhar no