Colunistas

O Custo do Show

Em sua coluna no ahe!, Theo Braune aborda sempre um tema importante
03/02/2015 17:24 - Atualizado em 03/02/2015 17:24
Por Theo Braune
CALIFÓRNIA-EUA

O artigo de hoje será à respeito de um polêmico tema que está assombrando as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro: o custo. O total investido neste evento, ao contrário  de Olimpíadas passadas, e divulgado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), em abril de 2014, aponta para a incrível marca de 36 bilhões de dólares, 5,4 bilhões a mais do que foi gasto em Londres 2012, segundo o Blog Espírito Olímpico, de Marcelo Laguna. Com todos esses números, os brasileiros querem saber onde e como está sendo distribuída essa astronômica quantia.

Um trecho muito interessante do blog do Laguna enfatiza que muitos políticos batem o pé dizendo que o grosso desses custos dizem respeito a obras que não têm ligação direta com as Olimpíadas e que poderiam ser feitas a qualquer momento, mas, compararando-se com o sistema publico londrino, que é mais amplo, verifica-se que se consumiu muito menos recurso naquela cidade. Esse tipo de informação é uma alerta de que os gastos podem estar sendo excessivos em algumas áreas.

Um outro exemplo de alto custo é o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, área do antigo Autódromo de Jacarepaguá. Esse parque irá abrigar nove arenas para16 modalidades olímpicas e nove modalidades paralímpicas. Uma das arenas, o chamado Estádio Aquático abrigará modalidades como natação, polo aquático e natação paralímpica. A capacidade dessa arena será de 18 mil lugares e o custo total, segundo a revista Estadão deverá bater os 225,3 milhões de reais.

Este artigo tem a intenção de alertar, num momento de dificuldades econômicas em nosso país, o quanto se gastará neste mega evento, que esperamos, deixe um legado urbano de peso, para justificar tanto investimento. No link do Estadão, o internauta encontra informações acerca de outros gastos para a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro/2016.

Fontes:
http://esportesolimpicos.ig.com.br/index.php/2014/04/16/jogos-de-2016-ja-estao-r-54-bi-mais-caros-que-londres-2012/

http://infograficos.estadao.com.br/public/esportes/olimpiadas-2016-obras/#obras

compartilhar no
[an error occurred while processing this directive]