Atletismo

Isinbayeva tenta explicar crítica à lei antigay dizendo que foi mal interpretada

Russa havia afirmado que as pessoas devem respeitar as normas de outros países
16/08/2013 08:44 - Atualizado em 16/08/2013 08:59
Por ahe!
RIO

Yelena Isinbayeva é tricampeã mundial e dona de três medalhas de ouro olímpica - Franck Fife/AFPApós receber sua medalha de tricampeã mundial do salto com vara, Yelena Isinbayeva, demonstrando ser tradicionalista aos costumes de seu país, condenou a homossexualidade. A declaração da saltadora russa não teve boa repercussão, e Isinbayeva tratou de explicar o ocorrido.

A atleta duas vezes medalhista de ouro olímpico e uma das principais atrações do Mundial de Atletismo de Moscou disse que pode ter sido mal interpretada. Em um comunicado emitido nesta sexta-feira, ela afirma.

- Inglês não é minha língua materna e acho que posso ter sido mal interpretada quando falei que as pessoas deveriam respeitar as leis de outros países, particularmente quando são convidadas.

Veja mais: Yelena Isinbayeva entra em polêmica e defende lei antigay da Rússia

Após ouvir o hino russo, a musa do atletismo mundial criticou as atletas que coloriram as unhas em favor do movimento gay. Segundo suas palavras, a atitude vai de encontro à cultura do povo local. Isinbayeva ainda lembrou que os costumes precisam ser compreendidos, assim como as outras culturas são respeitadas pelos russos.

- É desrespeitoso com o nosso país e com o povo. Nós apenas vivemos com homens ao lado de mulheres, e mulheres ao lado de homens. Nós nunca tivemos problemas assim na Rússia e não queremos ter no futuro. Podemos ser diferentes dos europeus e de outros povos. Temos nossas leis que todos devem respeitar. Quando vamos a países distintos, tentamos seguir as regras deles e não tentamos criar nossas regras - disse.

Em junho deste ano, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, promulgou uma lei que proíbe a propaganda homossexual no país. A polêmica deve ficar ainda maior com as Olimpíadas de Inverno, que será em Sochi.

Veja mais: Radiante com o tri, Isinbayeva quer casar e coloca pressão em namorado


compartilhar no