Atletismo

Tyson Gay e Asafa Powell são pegos no doping e estão fora do Mundial

Velocistas americano e jamaicano têm em seus currículos medalhas olímpicas
14/07/2013 14:50 - Atualizado em 14/07/2013 19:04
Por ahe!
RIO

Um escândalo tomou conta do atletismo neste domingo. Poucas horas depois de o americano Tyson Gay ter sido flagrado em exame antidoping, a Comissão Antidoping da Jamaica informou que cinco atletas de seu país, incluindo Asafa Powell, também tinham sido pegos no doping. Todos os envolvidos estão fora do Campeonato Mundial de Moscou, em agosto.

Tyson Gay foi avisado na última sexta-feira pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA). O americano foi tricampeão mundial em Osaka, no Japão, em 2007, nas provas de 100m, 200m e revezamento 4x100m. Nos Jogos Olímpicos de Londres, ele faturou a prata no revezamento 4x100m.

- Eu não tenho uma história de sabotagem. Eu apenas coloquei minha confiança em alguém e me decepcionei. Cometi um erro. Por isso, estarei fora do Mundial - disse Tyson Gay, que nesta temporada conseguiu a melhor marca do ano nos 100m (9s75).

Asafa Powell, campeão mundial e olímpico do revezamento 4x100m em Berlim-2009 e Pequim-2008, respectivamente, testou positivo para o estimulante oxilofrine. Sherone Simpson, também medalhista olímpica, é outra jamaicana punida por doping. Os outros três atletas não tiveram seus nomes revelados.

- Confirmo que uma amostra que entreguei nas eliminatórias nacionais em junho apresentou substâncias proibidas. Foi encontrada a substância oxilofrine, que é considerada proibida pelas autoridades. Porém, quero deixar claro e dizer a minha família, amigos e, acima de tudo, para meu fãs, que eu nunca tomei intencionalmente qualquer suplemento ou substância que quebrem as regras. Não sou agora nem nunca fui um trapaceiro - disse, através do Twitter, Asafa Powell.

 

Veja mais

Ronald Julião fatura a medalha de ouro no lançamento do disco na Universíade

Turquia pode ser proibida de disputar o Campeonato Mundial de Moscou


compartilhar no