Judô

Mayra Aguiar conquista única medalha de ouro para o Brasil no World Masters

Rafael Silva, Maria Suelen Altheman (prata) e Victor Penalber (bronze) foram ao pódio
26/05/2013 11:36 - Atualizado em 26/05/2013 12:38
Por ahe!
RIO

Mayra Aguiar é ouro na Rússia - Divulgação/IJF
A tão esperada medalha de ouro para o Brasil no World Masters de judô em Tyumen, na Rússia, enfim veio. E coube à Mayra Aguiar levar o país ao lugar mais alto do pódio, que neste domingo “salvou” a participação da delegação no torneio, que reuniu alguns dos principais atletas do mundo. Também subiram ao pódio Rafael Silva e Maria Suelen Altheman, que ficaram com a prata, além de Victor Penalber, que faturou o bronze.

Mayra, que ocupa a segunda posição no ranking da Federação Internacional da categoria até 78kg, superou na final a húngara Abigel Joo com um wazari. Antes disso, ela já havia batido a ucraniana Victoria Turks e, na semifinal, a sul-coreana Gyeong-Mi Jeong.

Rafael Silva, por sua vez, acabou derrotado na final da categoria acima de 100kg pelo georgiano Adam Okruashivili. Os também brasileiros do peso pesado David Moura e Walter Santos foram às semifinais, mas acabaram derrotados e não conseguiram o bronze na disputa pelo terceiro lugar, ambos perdendo para atletas oriundos da repescagem.

Veja mais: Sarah perde para japonesa e fica com a medalha de prata no World Masters

Na categoria peso pesado feminino (acima de 78kg), Maria Suelen Altheman ficou com a prata após perder na final para a chinesa Song Yu. Muito passiva na luta, a brasileira acabou acumulando quatro punições e foi eliminada.

Na categoria até 81kg, Victor Penalber derrotado logo em sua primeira luta, contra o russo Ivan Ninfontov (que ficou com o ouro). Sem mais a chance de ser campeão, o brasileiro foi para a repescagem em busca do bronze e não decepcionou. Superou o uzbeque Yakhyo Imamov e o russo Murat Khabachirov e garantiu seu lugar no pódio.


compartilhar no