Performance

Nutrição e hidratação em sincronia

Especialista ressalta a importância de uma dieta baseada em três grupos alimentares. Hidratação adequada evita desequilíbrios como náuseas, câimbras e dores de cabeça
07/09/2012 15:51 - Atualizado em 08/09/2012 20:54
Por Natália da Luz
Londres - Inglaterra

A energia para a prática do exercício físico vem de uma nutrição balanceada que, em sintonia com a hidratação, levam ao bom desempenho do atleta. Os alimentos lançam a energia para os músculos e a hidratação mantém a saúde e as funções básicas do organismo. Desalinhadas, elas podem causar uma sequência de mal-estar como náuseas, câimbras e dores de cabeça.

 

- A diferença de atletas de alto rendimento para os amadores está na quantidade de energia que eles gastam. Na hora da alimentação, eles precisam ter a consciência de dividir o prato em partes iguais e consumir em proporções maiores: carboidratos, proteínas e verduras e frutas – diz em entrevista ao ahe! Beatriz Bollosa, nutricionista da Federação Mexicana de Futebol, listando arroz, pães e massas como os melhores representantes dos carboidratos e os alimentos de origem animal como os principais do grupo das proteínas.

 

De acordo com a modalidade e a intensidade do treinamento, a necessidade do atleta é reformulada. Mesmo assim, um ponto é comum aos profissionais e amadores: todos os grupos devem estar cobertos porque, se houver um desequilíbrio, o atleta pode ter um déficit de energia. Se o consumo de carboidrato for mais alto do que o de proteína, ele comprometerá a absorção da última, essencial para construir e reparar as fibras musculares.
 

 

- Não podemos sacrificar um grupo em detrimento do outro. Essa nutrição balanceada é a gasolina para manter a nossa máquina (corpo) em pleno funcionamento. Se o atleta cumpre com a sua dieta, ele terá chances maiores de êxito - afirma a nutricionista mexicana.

  

Hidratar para dias mais saudáveis

Quem pratica muito exercício ou está em um local de temperaturas elevadas pode associar à ingestão de água as bebidas isotônicas, repletas de eletrólitos, condutores que as células (especialmente de nervos, coração, músculos) utilizam para manter as voltagens ao redor das membranas celulares e para carregaros impulsos elétricos (impulsos dos nervos, contrações musculares) através delas e para outras células.


A nutricionista Beatriz Boullosa analisando a hidratação dos atletas - Jon Buckle- A hidratação é importante para todas as pessoas. Precisamos de água o tempo todo para que as células trabalhem bem. Essas bebidas ajudam na manutenção desse funcionamento - alerta Beatriz, lembrando que uma maneira fácil de monitorar a hidratação é checar a urina frequentemente. Quanto mais clara, mais hidratado o organismo estará! Se ela estiver muito escura, será um mau sinal.

 

A hidratação foi tema da palestra da especialista, responsável pela nutrição de 60 atletas amadores de 15 países hospedados na Academia Powerade durante as Olimpíadas de Londres. Em cinco dias de treinamento, ela acompanhou exames de urina alertando aqueles que precisavam ingerir bebidas corretamente não apenas para melhorar o desempenho nos treinos, mas para evitar que os órgãos e, principalmente os rins, trabalhassem com sobrecarga.

 

Para um adulto, a recomendação é de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia. Dependendo da atividade física, esse percentual aumenta. A especialista lembra que o corpo humano não possui reservas de água e por isso ela deve ser reposta para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Um erro muito comum é achar que basta beber água para estar hidratado.

 

Atleta Maria Isabel (salto com vara) durante treinamento - Jon Buckle- As pessoas precisam de líquidos corretos,  repositores de eletrólitos, que estão nas bebidas esportivas. Quem não está bem hidratado pode sofrer muitos problemas. Todo o organismo fará mais esforço, podendo gerar dores de cabeça, câimbra e fadiga, exemplifica Beatriz destacando que, muitas vezes, as pessoas confundem fome com sede e, na verdade, o que precisam é de hidratação e de líquidos adequados.


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