Saltos ornamentais

Juliana Veloso e César Castro estreiam nesta sexta nos Jogos Olímpicos

Hugo Parisi, que completa a equipe brasileira, compete na plataforma de 10m na próxima semana
02/08/2012 12:33 - Atualizado em 02/08/2012 12:46
Por AHE!
Rio

Três atletas irão represeEm sua terceira Olimpíada, Hugo Parisi estreia na próxima semana - Washington Alves/AGIF/COBntar o Brasil nas competições de Saltos Ornamentais dos Jogos Olímpicos: Juliana Veloso (trampolim de 3m), César Castro (trampolim de 3m) e Hugo Parisi (plataforma de 10 metros). No esporte que se anuncia dominado pela China (que ganhou sete dos oito ouros possíveis em 2008), os brasileiros acreditam num bom desempenho e a expectativa é a de que os três passem às finais.

- Ainda não chegamos ao nível dos chineses, claro. Mas nossos atletas têm feitos várias finais - explica Roberto Gonçalves, chefe da equipe nos Jogos Olímpicos.

Para conseguir o objetivo, os atletas chegaram com pelo menos dez dias de antecedência para a reta final da preparação. Algo importante, na opinião de Gonçalves, especialmente pela possibilidade de se acostumar com o Parque Aquático.

Juliana Veloso, uma das mais experientes, presente em Jogos Olímpicos desde Sidney-2000, sabe o que a espera. Depois de Pequim-2008, Juliana trocou a plataforma pelo trampolim de 3 metros, na qual compete nesta sexta-feira.

- Eu estou acostumada a saltar em piscina aberta, com um sol apenas. Aqui parece que tem uns 300 sóis, tantos são os refletores. O reflexo na água incomoda, a piscina é muito clara. Mas eu tenho que manter o olho aberto. Então foi bom poder treinar aqui para me acostumar. No início, fiquei um pouco desorientada – explicou.

Competindo na mesma prova de Juliana, César Castro está em sua terceira edição de Jogos Olímpicos. A experiência prévia deu a ele outra noção do que fazer nos dias anteriores à competição.

- Fiz uns treinos para reconhecer a piscina e já percebi que os saltos têm saído bem. Mas agora não é hora de treinar muito. Prefiro manter a concentração, conversar com pessoas agradáveis – contou Castro, que estreia na próxima segunda.

Também na terceira edição de Jogos, Hugo Parisi quer chegar às finais. Para isso, optou por fazer a fase final de preparação no Centro de Treinamento Crystal Palace, base exclusiva do Time Brasil em Londres.

- Estou mais maduro, mais experiente e sabendo o que preciso fazer para alcançar o meu objetivo. Não vai ser fácil porque tenho pela frente excelentes competidores, mas estou cumprindo à risca o planejamento traçado. Vou executar o que vinha trabalhando, que também tem um bom grau de dificuldade – acrescentou Parisi, que estreia na sexta-feira da próxima semana.


compartilhar no