Luta olímpica

Retrospectiva 2011: Mulheres salvam a temporada da luta olímpica brasileira

Aline Ferreira conquisotu a inédita prata no Pan e o troféu do Prêmio Brasil Olímpico
30/12/2011 17:00 - Atualizado em 30/12/2011 17:00
Por AHE!
RIO

Aline conquistou uma inédita medalha de prata para o Brasil no Pan de Guadalajara - VipcommLideradas por Aline Ferreira, as mulheres foram o destaque da luta olímpica brasileira em 2011. Vencedora do troféu de melhor atleta da modalidade no Prêmio Brasil Olímpico, a lutadora de São Paulo e a carioca Joice Silva conquistaram quase todas as medalhas do país na temporada.

Leia mais: Aline Ferreira conquista inédita medalha de prata na luta olímpica

Na primeira grande competição do ano, o Campeonato Pan-Americano da modalidade, em maio, na Colômbia, o Brasil alcançou sua meta de medalhas, mas ficou com sete vagas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara quando o desejo era garantir oito lutadores na competição. Aline Ferreira, Joice Silva e Antoine Jaoude, com o bronze, conquistaram as três medalhas do Brasil no estilo livre.

Leia mais: Brasileiros têm mais três chances para garantir vaga em Londres

Em agosto, Aline e Joice salvaram a participação do Brasil no Grand Prix da Polônia. Treze atletas da seleção brasileira participaram da competição, mas apenas as duas garatiram medalhas, com dois bronzes.

No Mundial Sênior, disputado na Turquia, em setembro, a seleção brasileira voltou para casa sem medalhas e sem vaga para as Olimpíadas de Londres. Aline e Joice conquistaram as duas únicas vitórias do país na competição, sendo eliminadas na segunda rodada. Entre os homens, nenhuma vitória. Os dois lutadores inscritos no estilo greco-romano e os quatro do estilo livre perderam logo na estreia no Mundial.

Leia mais: Brasil encerra participação no Sul-Americano com 11 medalhas

Joice conquistou o bronze no Pan de Guadalajara - Gaspar Nóbrega/COBNos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, Aline, com a inédita medalha de prata, e Joice, com o bronze, foram as únicas representantes da seleção brasileira que subiram no pódio.

O Brasil encerrou sua participação na temporada com 11 medalhas (dois ouros, quatro pratas e cdinco bronzes) no Campeonato Sul-Americano, mesmo disputando a competição com uma equipe B.

Em 2012 o Brasil terá mais três oportunidades para garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Londres. A primeira será a Seletiva Pan-Americana, em março, nos Estados Unidos, evento no qual o país tem mais chances de classificação. Depois, será disputada duas seletivas mundiais: a primeira na China, em abril, e a segunda na Finlândia, em maio.


compartilhar no