Pentatlo moderno

Danilo Fagundes chora compulsivamente após conquistar Brasileiro de Pentatlo

No evento disputado na AMAN, campeão foi o melhor nas provas de esgrima, natação e combinado; William Muinhos e Daniel Velasques completaram os três primeiros
07/12/2011 20:08 - Atualizado em 08/12/2011 00:25
Por Francisco Junior
Resende - RJ

Enquanto a namorada sorri, Danilo Fagundes tenta conter as lagrimas - Francisco JuniorMuito suor para vencer as provas e um choro compulsivo para lavar a alma após a conquista do Campeonato Brasileiro de pentatlo moderno. Foi assim que Danilo Fagundes, de 23 anos, conquistou a categoria Sênior nesta terça-feira, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, Região Sul Fluminense. William Muinhos, primeiro representante do país a conquistar uma vaga em uma final de Mundial, foi o segundo colocado. Daniel Velasques, do PentaJovem de Recife, completou o pódio.

Desde a primeira prova do dia, Danilo já demonstrava que não estava para brincadeira. Disposto a encerrar o ano com uma conquista, o pentatleta foi tirando as cartas de sua manga. Na prova de esgrima, o carioca, morador de Guaratiba, conquistou 24 vitórias em trinta combates. Na sequência, dentro da piscina, outro bom desempenho, que resultou em oito segundos abaixo do que ele esperava. O hipismo foi onde Danilo perdeu mais pontos.

- Passei pela mesma dificuldade no ano passado, não tinha conquistado nada. Na última competição, o Brasileiro, eu consegui a terceira colocação e para mim foi muito importante. Com isso, consegui o Bolsa Atleta – lembrou Danilo Fagundes, que se abraçou com Fernanda, sua namorada, e chorou bastante após o fim do combinado (tiro e corrida).

Após a última prova (tiro e corrida), Danilo Fagundes, bastante emocionado, sentou e chorou muito - Francisco Junior- Só quem está aqui no dia a dia sabe o que é terminar uma competição como dessa. Quando a gente lembra o que passou durante o ano, lugar de treino precário, condições ruins de transporte, vem os flashs na cabeça e às vezes é difícil de segurar a emoção. Tudo foi sofrido, mas valeu – disse ainda bastante emocionado e com a voz embargada.

O campeão da categoria Sênior fez um balanço sobre a competição realizada na Academia Militar das Agulhas Negras e, apesar dos elogios, apontou alguns erros. Ainda assim, disse entender os motivos que geraram atrasos nas provas.

- Apesar dos pesares, o Campeonato Brasileiro foi muito bom. Foi a maior competição de pentatlo realizada no país. Mas cuidar de todos esses atletas, principalmente das crianças, e providenciar boas instalações é uma tarefa complicada. É muito difícil! A logística, a organização diante dessas dificuldades fica complicada. Mas, a competição foi muito boa, de excelente nível técnico.

Atenta a todas as provas do namorado, Fernanda Gallio não recebeu um coraçãozinho – gesto típico de comemorações de gol no futebol - como prêmio. Porém, foi lembrada na hora das homenagens.

O campeão do Brasileiro suou muito para alcançar a vitória - Francisco Junior- Sempre, após cada treino, eu agradeço a Deus. Então, primeiramente, essa conquista é para Deus. Minha namorada, que está aqui e acompanhou tudo, merece um agradecimento especial. Também não posso esquecer dos meus pais, amigos e meus treinadores. Sem o trabalho desses profissionais, eu não conquistaria nada – disse Danilo, que voltou a se emocionar.

- Foi uma emoção muito grande! Não tem preço passar por tudo isso e alcançar uma grande conquista. Lembrar das pessoas que deram força, do treinador que briga contigo, mas quer sempre o bem para a minha carreira, acaba emocionando – finalizou, com os olhos marejados.

Leia mais:
Com o título de campeã brasileira, pentatleta de Pernambuco agora mira Londres
A maratona dos atletas no Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno
Campeã sul-americana de esgrima chama a atenção no Brasileiro de pentatlo moderno



compartilhar no