Pan 2011

Presidente Dilma agradece empenho dos atletas brasileiros no Pan de Guadalajara

Medalhistas foram recebidos nesta quarta-feira no Palácio do Planalto, em Brasília
09/11/2011 13:48 - Atualizado em 12/06/2012 10:05
Por AHE!
RIO

A presidente da República Dilma Rousseff recebeu, em cerimônia nesta quarta-feira, em Brasília, uma parte dos atletas brasileiros que participaram dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011. A solenidade no Palácio do Planalto contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, do Chefe da Missão Brasileira em Guadalajara, Bernard Rajzman, do superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, e de presidentes de Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicos. Noventa e um atletas medalhistas em Guadalajara estiveram presentes ao encontro.

 

- Precisamos transformar esse exemplo de vocês em oportunidades e determinação. Quem treina, investe na sua capacidade, consegue. Vocês são guerreiros, exemplo para a juventude. O Brasil inteiro gostaria de estar aqui. A gente acompanha vocês pela TV, torce, mas nada substitui esse olho no olho. Ver essa força da juventude nos emociona, pois é o futuro do país. Vocês são a garantia do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016. Os sonhos são possíveis e realizáveis. Muito obrigado a cada um de vocês - destacou Dilma Rousseff, que recebeu um uniforme de pódio personalizado das mãos da velocista Rosângela Santos, medalha de ouro nos 100m rasos e no revezamento 4x100m. Além disso, Dilma conversou e tirou fotos com os atletas, em um clima bastante informal.

 

Dilma cumprimentou cada um dos medalhistas em Guadalajara - Roberto Stuckert Filho/Agência Brasil

 

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, agradeceu o apoio da Presidente da República ao esporte olímpico nacional.

 

- Estamos muito felizes com essa recepção da presidenta Dilma Rousseff. A emoção de tê-la conosco é muito grande. Esse é o primeiro dos muitos encontros que ainda teremos com os nossos atletas. A Presidenta vem dando todo o apoio aos esportes olímpicos e ter vários atletas medalhistas aqui no Palácio do Planalto é um reconhecimento ao esforço e desempenho de cada brasileiro nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara. Agora é focar no trabalho para os Jogos Olímpicos Londres-12, quando esperamos estar aqui de volta para agradecer ao apoio da presidenta Dilma mais uma vez - disse Nuzman. - Agradecemos também todo o apoio aos Jogos Olímpicos Rio 2016, projeto que a senhora conhece tão bem e defendeu perante a Comissão de Avaliação do COI em 2009 ainda na fase de candidatura - complementou o presidente do COB, que antes da solenidade teve a primeira reunião no Ministério do Esporte com o novo ministro Aldo Rebelo.

 

Em nome dos atletas presentes à solenidade, Emanuel Rêgo, do vôlei de praia, fez questão de enaltecer o crescimento do esporte nacional nos últimos anos.

 

- Agradecemos tudo que vem sendo feito ao longo dos últimos oito anos para evolução do esporte em nosso país, graças à organização do COB e o apoio do Governo - ressaltou.

 

Leia mais: Atletas postaram fotos no twitter durante a cerimônia

 

Na cerimônia, Dilma esteve acompanhada do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que manteve o compromisso de continuar apoiando o esporte de alto rendimento do país.

 

- Nosso gesto é de admiração, carinho e gratidão pelo que vocês representam para nosso povo. Contem com o Governo, com o Ministério do Esporte e seus programas, com o apoio do COB, e recebam meu abraço de reconhecimento - cumprimentou o ministro.

 

Nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, o Brasil alcançou a meta estipulada pelo COB para o evento, classificando vários atletas para os Jogos Olímpicos Londres 2012. O Brasil garantiu 24 das 93 vagas disputadas para Londres, o que representa 26% do total. O país obteve ainda a sua melhor participação em edições de Pan-americanos fora de casa, ao conquistar 141 medalhas, sendo 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze. O país ficou no segundo lugar no quadro total de medalhas e na terceira posição pelo número de medalhas de ouro, fatos que consolidam o Brasil entre os três melhores países do esporte nas Américas.

 

Em Guadalajara o Brasil foi composto por 804 integrantes, sendo 515 atletas (280 homens e 235 mulheres). O Chefe da Missão, Bernard Rajzman, elogiou o empenho pessoal de Dilma para o desenvolvimento esportivo do Brasil.

 

- É uma honra contar com seu apoio, que vem desde a Casa Civil. Estamos aqui para agradecer pelo que a senhora tem feito pelo esporte. Essa delegação trouxe 141 medalhas e tudo leva a crer que em pouco tempo a senhora poderá ter um país de primeiro mundo no esporte - observou o ex-atleta olímpico de voleibol Bernard Rajzman, medalha de prata em Los Angeles-84.


compartilhar no