Atletas
Divulgação/CBAt

Nelson Prudêncio

Nelson Prudêncio

Nascimento04 de Abril de 1944

NaturalidadeLins (SP)

Atletismo

Conquistas de Nelson Prudêncio

  • Jogos Olímpicos

  • Pan-Americano

+ de Nelson Prudêncio

Nelson Prudêncio, um dos maiores nomes da história do atletismo brasileiro, nasceu na cidade de Lins, no interior paulista, no dia 4 de abril de 1944. Em 23 de novembro de 2012, aos 68 anos, em São Carlos, morreu vítima de um câncer no pulmão.

Nos Jogos do México, em 1968, protagonizou uma das finais olímpicas do salto triplo mais espetaculares de todos os tempos. Ele, o soviético Viktor Saneyev e o italiano Gentile chegaram a quebrar o recorde mundial nada menos que nove vezes em apenas quatro horas. O brasileiro acabou ficando com a medalha de prata. Quatro anos depois, ficou com o bronze, em Munique, na Alemanha.

Nelson, no entanto,não chamou atenção apenas por seu desempenho nas pistas. O triplista, diferentemente da maioria dos atletas, se formou em educação física e se formou em professor. Não satisfeito, em 1983 concluiu o mestrado e em 2006, o doutorado.


Em breve, você poderá conferir aqui um perfil com mais detalhes da vida e carreira do atleta. Inclusive, o espaço está aberto para o próprio personagem dessa história enviar outras informações. Basta entrar em contato pelo e-mail redacao@ahebrasil.com.br
compartilhar no